O Mundo Digital

Cuidado com a poluição digital

 

                Com o avanço tecnológico que ocorreu nos últimos anos, a internet se destacou como sendo o mais novo meio de comunicação e de disseminação de informações instantâneas, tendo um impacto social e econômico tão grande capaz de mudar os hábitos das pessoas. Porém, quais são as conseqüências dessas modificações que surgiram e se popularizaram rapidamente em pouco tempo? De fato, o acesso às informações nunca foi tão fácil; mas justamente por causa dessa facilidade, começam os problemas.

                Quando antes se desejava fazer uma pesquisa sobre algum assunto, eram necessários diversos livros como fontes e ainda muito tempo era perdido em tal procura. Com o acesso à internet, a variedade e a disponibilidade de informações faz com que todo esse processo se pareça muito mais eficiente. No entanto, nem tudo o que dizem sites e blogs é necessariamente verdade; é preciso selecionar cuidadosamente o material que há espalhado pela rede.

                 Como há uma variedade imensa de pessoas de diferentes lugares do mundo expressando suas opiniões e comentários simultaneamente, é indispensável saber em qual fonte confiar. É também muito importante destacar o fato de que existem quantidades absurdas de conteúdos superficiais e desnecessários ocupando e até dominando o espaço da web, fazendo com que o internauta se distraia no meio de tantas opções sobre como agir.

                Conclui-se, portanto, que a internet se mostrou ser uma ferramenta fundamental para o mundo globalizado, mas que não se deve acreditar plenamente em qualquer argumento ou idéia disponíveis na rede, pois suas origens podem ser duvidosas. É essencial manter o senso crítico e fazer uma filtragem de conteúdos, para que se possa aproveitar sabiamente os recursos que esse revolucionário mundo digital tem a nos oferecer.

Giulia Savazzi

  

Rede de conhecimento

 

            Acredita-se que a internet seja a oitava  maravilha do mundo, já que ela permite um acesso mais rápido, fácil e prático das informações. Porém, como saber se o material disponível na rede é verdadeiro? Após ler vários textos sobre um mesmo assunto em sites comerciais (.com), de organizações (.org) e até do governo (.gov), pode-se dizer especificamente o que é verídico e o que é considerado “lixo da internet”.

            O mundo hoje está globalizado. Notícias, filmes, entrevistas, blogs, comunicação virtual, tudo em um clique. Entretanto, a maior parte das pessoas publicam as informações sem critério algum. Pior, utilizam-nas como verdadeiros até em trabalhos escolares. Vários estudantes apenas copiam e colam o encontrado  sem saber ao menos do que se trata o assunto estudado, ao invés de ler com atenção e aprender, visto ser mais fácil obter conhecimento hoje do que trinta anos atrás.

 Helena Korres

 

A linguagem e a veracidade de dados na internet

 

            A invasão tecnológica e a popularização da internet possibilitaram o maior acesso à informação, não importando a quem, desde que esteja conectado. Essa invasão, apesar de seus pontos favoráveis, teve também os contras, como por exemplo, a inverdade das informações e a má escrita.

            As informações falsas encontradas em sites se devem ao fácil acesso a tudo, tendo como exemplo o web site Wikipédia, onde os próprios leitores podem publicar um tema ainda não abordado. Esse tipo de situação pode vir a ser ruim, pois ao escrever algum artigo, sobre o qual não temos total conhecimento, os leitores não encontrarão inteiramente verdadeiro ou completo.

Maria Beatriz Prioste

 

O conteúdo em rede

 

          Pensar no mundo globalizado sem pensar em internet atualmente é impossível. Há informações a todo momento e em grande quantidade, através de sites jornalísticos, didáticos e principalmente pelas redes sociais. Porém é certo que nem tudo publicado é verdadeiro, confiável ou até mesmo útil para o cotidiano e formação dos internautas.

          Conhecer pessoas, lugares e saber o que está acontecendo em qualquer parte do mundo, e muito mais. Tudo isso pode ser feito on-line e a variedade de conteúdo é incontável. Qualquer palavra digitada num site de pesquisa mostra, além do seu significado, variados assuntos relacionados a tal. Sabe-se que essa grande quantidade de matérias encontradas virtualmente existe também por conta da atual facilidade de acesso, as pessoas contribuem participando cada vez mais.

Nathalia Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: