O mundo digital.

A influência da internet.

Acredita-se que com o aumento do uso da internet, e principalmente, com o aumento da facilidade ao acesso à internet, a escrita e os livros vão ser deixados para tras. O uso dos mesmo já está menor, pois é possivel encontrar qualquer informação, esclarecer qualquer pesquisa, sanar qualquer dúvida através da internet.

-Camila Symanowicz.

Era Informacional

O mundo digital é algo bem maior que o mundo onde vivemos. O primeiro não tem limites porém o segundo tem suas fronteiras. É necessário dizer que o mundo digital é mais prático, rápido e sem dúvidas mais simples, porém é interessante ressaltar os perigos obtidos no mesmo.

Felipe G. Guilhermino.

Benefícios da internet

Após a democratização da internet, ela passa a ser cada vez mais usada e com cada vez mais facilidade de acesso. Se antes poucas pessoas possuiam computadores,  agora é muito comum te-lo em casa e também lan houses permitem que pessoas de classes mais baixas também tenham a oportunidade de navegar.

Manoela Dueñas

Velocidade das Informações.

A  globalização é iniciada no período das Grandes Navegações, época em que os países passaram a compartilhar culturas, línguas e informações. O cenário era totalmente diferente do atual, esse contato era feito oralmente ou por mensagens enviadas através de cartas. No entanto, esse processo foi fortalecido nos séculos XIX e XX, datas em que foram criados o rádio, a televisão e a internet, facilitando a chegadas das notícias. A quantidade desses relatos passou a ser constante e muitas vezes sendo distorcidos ou até falsos.
Todos estão submetidos à overdose de informações. Em poucos minutos é possível receber notícias vindas de lugares há milhares de quilômetros de distância. São diversos os meios para ser um cidadão informado, mas por outro lado é necessário observar se as fontes são confiáveis. Esse constante acesso às informações, acaba diversas vezes ocultando o senso crítico das pessoas, que acabam não interpretando o que acessam,repetindo tudo o que escutam,lêem ou assistem, sem ao menos ter uma opinião. Por outro lado, há uma grande quantidade de opiniões expressas na rede por pessoas renomeadas, sendo mais fácil formar uma opinião através de outras.
Também é preciso cuidado com a manipulação da mídia, como já aconteceu por exemplo, no Brasil na década de 30, época em que os políticos utilizavam o rádio para induzir opiniões aos integrantes da classe media do país continuando até hoje, a exercer influência nas opiniões populares.
Para evitar problemas com conteúdos incorretos,existem diversos sites confiáveis espalhados pela rede,como o projeto da ONU,da Biblioteca Digital Mundial,que disponibiliza desde fotos até mapas.

Jordana Langella

 

A incrível internet

A internet está dominando o cotidiano das pessoas e isso está acontecendo com todas as idades, desde as crianças até os idosos. É difícil achar alguém desvinculado a esse meio de informação “incrível”. Mas será que é incrível mesmo? Talvez não seja, pois além dela trazer muitos benefícios para os usuários, se não for utilizado de modo correto pode trazer também conseqüências muito prejudiciais.

Renata Lloréns

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: