Lixo Extraordinário

Ao longo do primeiro bimestre desse ano, abordamos sobre a questão de cidadania em diferentes períodos da historia e concluímos que a busca pelos direitos políticos e sociais são praticamente os mesmos desde o passado. Tentando ampliar nosso olhar sociológico, a professora de sociologia, nos propôs o documentário indicado à 83 edição do Oscar, Lixo Extraordinário.

O documentário aborda o trabalho do artista plástico Vick Muniz com catadores de lixo do maior aterro sanitário do mundo, localizado no estado do Rio de Janeiro.

O documentario relata o cotidiano de pessoas que vivem em condições precárias, sem condições básicas de higiene,sendo mais vulneráveis a doenças e que não possuem os mesmos direitos sociais que o da classe media brasileira,retratando a desigualdade entre as classes. Muitas pessoas hoje em dia não sabem o que é ter uma boa saúde, educação e, portanto uma boa formação, com dignidade e sem misérias. Esses indivíduos, por direito, deveriam ter todas essas condições, mas devido ao simples fato de pertencerem a uma baixa classe social, acabam não adquirindo os seus direitos e o pior de tudo ”eles acabam não tendo vez na sociedade atual”. A sociedade atual é uma sociedade muito parecida com a antiga, onde quem manda são de maior poder aquisitivo. Ao entrar em contato com o cotidiano desses trabalhadores, o artista consegue mudar a perspectiva desses catadores, proporcionando maior expressão e comunicação, através da capacidade de realizar arte a partir do lixo que eles recolhem ao longo dos dias e desperta principalmente, o sentimento do sonho. Esse sonho concretiza-se, as fotos que o artista faz a partir do lixo são premiadas e o mais interesse é que os trabalhadores participantes do filme descobrem que são capazes de conquistarem seus direitos.

(Algumas das artes, feitas de lixos, realizadas pelos catadores.)

 

Segue, em baixo, o Trailler Oficial do documentario “Lixo Extraordinário”:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: