Lixo Extraordinário

 

O documentário “Lixo Extraordinário” demonstra o trabalho do artista plástico Vik Muniz que em um projeto social e artístico inusitado, decidiu retratar as figuras dos trabalhadores do famoso lixão do Rio de Janeiro, o Jardim Gramacho, situado em um bairro simplório e pobre da cidade do Rio.

 O trabalho de Vik envolveu a participação de alguns dos trabalhadores do lixão, onde eles serviriam de inspiração para as suas criações. O projeto constituiu da utilização de materiais recicláveis encontrados no lixo que eram diariamente recolhidos e selecionados pelos trabalhadores. Logo após o recolhimento dos materiais, os trabalhadores eram fotografados por Vik e sua equipe, sendo que essas imagens seriam utilizadas como base de suas obras. Todo o lixo recolhido preencheria as figuras das fotos ampliadas, onde os funcionários do lixão participariam da montagem de seus próprios retratos.

Com o projeto concluído, as obras foram expostas em vários museus de arte e logo em seguida foram a um leilão em Londres, onde parte do dinheiro arrecadado das vendas serviria para ajudar a associação dos catadores de lixo.

À primeira vista, não temos conhecimento dos catadores de lixo, não se dá valor a eles; pensa-se que são restos de pessoas, não se indaga sobre suas vidas. Porém, a partir do momento em que passamos a conhecer quem realmente são essas pessoas, que possuem interesses em ler, pesquisar e conhecer o mundo percebe-se que eles também têm suas paixões, seus arrependimentos, seus sonhos e suas conquistas. Muitos podem parecer ou até ser ignorantes por não terem tido boas oportunidades (por ter baixo poder aquisitivo ou uma conturbada estrutura familiar).  Os catadores podem fazer um trabalho sujo, mas digno, sendo que são orgulhosos do que fazem.

              Conclui-se, portanto, que as primeiras impressões muitas vezes estão erradas, e que é preciso abrir os olhos para enxergar além do que o mundo ou a sociedade nos mostra. Os catadores de lixo têm todos os direitos de um cidadão: ter uma vida saudável, com acesso a saúde, educação e moradia de qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: