Lixo Extraordinário

 

Ser um cidadão! As pessoas ao expressarem sua opinião na hora do voto por exemplo, decidem seus futuros, através do candidato de sua preferência que irá atender suas necessidades, e portanto, garantir direitos civis. Por ser um dever da sociedade votar e estar presente no dia-a-dia, a cidadania pode passar despercebida, de forma que o papel desta não seja exercido corretamente. Se a população conhecesse o processo de formação da cidadania ou pessoas não tem os memos direitos, elas provavelmente iriam começar a dar mais valor pra essa simples palavra que significa muito.

O filme “Lixo Estraordinário”, mostra a realidade de uma parcela da sociedade carioca que trabalha diariamente em um lixão.  Essas pessoas não tem condições de higiene, carga horária e vivem em condições precárias em seu próprio trabalho, prejudicando a saúde. Nessas condições, elas vão vivendo a vida como podem.

Essa situação do filme se encaixa perfeitamente nas condições das indústrias do século XIX, quando adultos e crianças eram tratados praticamente como animais. Os operários daquela época trabalhavam 15h seguidas e ganhavam um salário que mal dava para as condições básicas. E é esse o momento que começa a surgir uma ideia, do que é ter direito e deveres, do direito do indivíduo ser tratado como um indivíduo, como um cidadão. Com isso se inicia o processo de construção de cidadania.

 

 

 

Anúncios

Sobre wattgrupo4

Amanda, Clara, Daniela, Vanessa, Marina e Anna Carolina. Ver todos os artigos de wattgrupo4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: