Mundo Digital

A Era tecnológica

Nesse novo mundo globalizado em que a Internet é usada como principal meio de comunicação e de acesso a informações pelos quatro cantos do mundo, onde um email, palavra estrangeira para carta eletrônica, pode ir de Paris a São Paulo em poucos segundos. Mas com esse excesso de conteúdo temos que ter cuidado em quem podemos confiar, pois algumas vezes tal conteúdo pode nos desviar da verdade.
-Marcelo Timm

Tecnologia na veia
Hoje em dia, acredita-se em muitas informações inexistentes. Há várias possibilidades dessas mentiras chegarem ao seres humanos. O famoso canal desses documentos é a internet. A tecnologia, em um mundo moderno, seria como todo o sangue em nosso corpo. Ou seja, chips são nossa fonte de sobrevivência.
-Breno Maia

Um impacto benéfico

E-mail, orkut, msn, skype, facebook, entre outras, são palavras familiares a milhares de pessoas atualmente. Ir a uma lan house (de vez em quando) ou estar conectado à Internet vinte e quatro horas por dia já se tornaram costume cotidiano nas vidas pessoal e profissional de praticamenet todos os povos do mundo.

Hoje não é preciso ir muito além de uma página inicial de um site de notícias, em seu navegador, para saber o que está acontecendo em tempo real, nos quatro cantos do planeta. Mas até onde se pode confiar nas muitas e variadas informações que recebemos virtualmente?O Google, por exemplo, indexa tudo que encontra pela frente na Internet, sem qualquer preocupação com a verdade e/ou autenticidade do conteúdo que absorve.

Universidades renomadas como USP, Oxford e outras não são as primeiras referências quando se pesquisa um assunto. O que aparece em primeiro lugar são os sites pagos, aqueles que, mediante certa taxa, pipocam como as fontes mais completas e confiáveis perante o internauta.

Uma grande quantidade de ‘’lixo’’, obviamente, acaba nos sendo *apresentada diariamente, sem a menor vigilância epistêmica, sem qualquer cudiado analítico de quem os coloca no ar. Há quem diga que a Internet, por não apresentar análise dos fatos usando critérios científicos e estatísticas de todos os tipos em tudo que se encontra nela, prejudica o aprendizado, quando se trata da habilidade para analizar e sintetizar ideias.

Em contrapartida, a disponibilidade de informações e a facilidade de que se dispõe hoje para ler noticias e estar por dentro do que acontece no mundo, em tempo real, é um fator benéfico, pois ficamos sabendo do que acontece no momento exato em que as coisas acontecem, e essa disponibilidade nos ajuda a tirar nossas próprias conclusões e a formarmos nossos próprios juízos a respeito de como as coisas realmente são.

Somando-se assim os prós e os contras, a Internet é benéfica, pois seria muito pior não ter acesso às informações de que precisamos, ou se esse tipo de acesso fosse restrito apenas a uma minoria.
-Isadora Varella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: