Lixo Extraordinário

O filme retrata a vida dos catadores de lixo , em um dos maiores aterros sanitários do mundo : o Jardim Gramacho, situado no Rio de Janeiro. A vida desses catadores é fotografada e pintada por Vik Muniz , artista plástico  nascido no Brasil mas que vive nos Estados Unidos.

Vik resolve voltar ao país de origem para mostrar ao mundo como vivem esses homens e mulheres e não somente mostrar suas vidas, mas mostrar também seus sentimentos , objetivos , e suas batalhas travadas diariamente  contra uma sociedade  preconceituosa, e que  muitas vezes subestima a capacidade desses cidadãos.

O filme nos surpreende mostrando o lado humano desses catadores de lixo . No filme é exaltado a dignidade, a sabedoria, a importância do trabalho e a força de vontade de cada um dos catadores . É mostrado também como se preocupam com o futuro do planeta, como se orgulham de serem catadores de lixo.

 Esses cidadãos, afim de buscarem seus direitos , criam uma associação dos catadores, o que nos faz refletir a insaciável busca dos direitos sociais iniciados no séc XIX. Tendo assim, uma associação que luta pelos direitos dos catadores, dentre eles o presidente Sebastião Carlos dos Santos  que também  entra nesse projeto.

O trabalho deste artista plástico foi respondido de maneira muito positiva uma vez que Vik se torna um dos catadores , e leva seu projeto a um leilão em Londres , e expõe ao mundo a realidade dessas pessoas. O trabalho é vendido, beneficiando à associação  dos catadores. Conclui-se,  então,  que o filme é muito mais do que um rico artista americano , fazendo a boa ação do dia,  mostra também como somos iguais e como lutamos pelos mesmos ideais estando em classes sociais diferentes                                                                                                                                         

Anúncios

Sobre wattgrupo3

Andressa Thomann, Guilherme Junqueira, Igor Faco, Leonardo, Thiago Takeo. Colégio Universitas. Ver todos os artigos de wattgrupo3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: