Sentidos Históricos do longo Século XIX

  • Durante o século XIX enquanto Carlos X estava no poder, seu governo era reacionário, porque vinha de um partido ultrarealista, visava a volta do absolutismo por completo e para que isso fosse possível, Carlos X favorecia os nobres e  tomava medidas radicais como fechar o Parlamento e a imprensa, impedindo que os ideais liberais e as revoluções se espalhassem.

 

  • A questão de classes nesse período se torna mais sólida e ocorre uma “unidade de classes” na luta contra o absolutismo, o a burguesia se estabelece como classe enquanto a classe trabalhadora ainda não tinha essa visão.

 

  • 1ª Onda Liberal teve caráter nacionalista e liberal, foi uma reação da burguesia contra o Antigo Regime, juntamente com o proletariado (após o fechamento do Parlamento e da Imprensa) que surge como força política, e transformam esses ideais em ações, e com a liderança da alta burguesia, conseguem colocar no poder alguém que represente seus interesses: o Rei Burguês. O movimento ganha força e se espalha por toda Europa.

 

  • Luís Felipe de Orleans era conhecido como o Rei Burguês onde o sistema político era  Monarquia Constitucional, que era uma evolução para entender a República, e  seu governo  era Progressista, o que também impulsiona o Liberalismo pela Europa.

 

  • Política dos Banquetes: durante o governo de Luis Felipe de Orleans, o Parlamento liberal era dividido entre Constitucionalistas, formados pela alta burguesia, e eram maioria, e os Republicanos, formados  pela baixa burguesia e classe média, defendiam uma Republica Universal,  faziam comícios e passeatas para ganhar mais defensores do movimento,mas como o rei corta as liberdades democráticas, são obrigados a fazer reuniões clandestinas conhecidas como Política dos Banquetes, e esse movimento cresce tanto que se espalha pela França.

 

  • 2ª Onda Liberal foi uma Guerra Civil na Europa resultado do 1º grande Banquete público, onde Luís Felipe de Orleans é destronado, e a república é instalada (formada por um burguês, um jornalista e um operário), foi um movimento muito mais profundo que a 1ª Onda Liberal.

 

A Europa se tornava cada vez mais burguesa, industrial e liberal, ou seja, capitalista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: