Questões de Vestibular

Para que aprendemos a unificação italiana e alemã?

Aposto que todos os jovens desse país já se fizeram essa pergunta. E provavelmente suas respostas foram: para passar no vestibular. Sim, todos os adolescentes têm o sonho de entrar nas grandes universidades desse país, pois a sensação de ver seus nomes na lista de convocados e poder gritar: PASSEI, não tem preço.

Mas como na vida nada é fácil, é preciso realizar uma prova, e é aonde nos chegamos. E se cai unificação italiana e alemã no vestibular? Você não tem idéia de como é um assunto requisitado. É só procurar no Google como “unificação italiana e alemã exercícios de vestibular” que irá aparecer uma variedade enorme de questões com gabarito.

Um detalhe importante, é que essa matéria de historia como qualquer outra é, acima de tudo, importante para a nossa vida, para entendermos melhor o mundo atual. Muitas vezes a matéria historia acaba sendo discriminada pelos alunos que acabando valorizando mais exatas, mas conhecer a historia do seu país e do mundo faz de você uma pessoa mais culta e com maior dinâmica e argumentos dos assuntos atuais.

Um exemplo, é que as revoluções liberais começaram na frança e foram se espalhando pela Europa. Assim, como as idéias de liberdade e de lutar são realizadas ate hoje e é o caso do Egito, Líbia e outros países dessa região.

Agora postarei alguns exercícios tanto dissertativos quanto de múltipla escolha sobre esse assunto. E veja se você consegue fazer. Se conseguir, parabéns, você prestou atenção na aula. Se não conseguir, é melhor você dar uma revisada na matéria ein.

01. (MACK) A unificação política da Alemanha (1870 – 1871) teve como conseqüências:
a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e a “Política de
Alianças”;
b) o enfraquecimento da Alemanha e a miséria de grande parte dos habitantes do Sul, responsável pela onda
emigratória do final do século XIX;
c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e a retração do capitalismo;
d) a corrida colonial, o revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e a anexação da Áustria;
e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação da união aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.

02. Conhecido como “o Herói dos Dois Mundos”, Giuseppe Garibaldi lutou na Guerra dos Farrapos, no Brasil. Na Europa, Garibaldi destacou-se:

a) na Unificação Alemã;
b) na Guerra dos Sete Anos;
c) na Guerra dos Trinta Anos;
d) na anexação dos territórios irredentos pela Itália;
e) na Unificação Italiana.

 

03. “Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos”. “Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia”. Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã:
a) aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demostra a escolha de Roma para capital, contemplou todas as regiões.
b) apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrentes do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão.
c) chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, imposta pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha.
d) escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular.
e) tratam da unificação da Itália e da Alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo de processo liderado por Cavour, na Itália, e por Bismarck, na Alemanha.

Resposta 1 – c

Resposta 2 –  e

Resposta 3-   c

Anúncios

Sobre wattgrupo4

Amanda, Clara, Daniela, Vanessa, Marina e Anna Carolina. Ver todos os artigos de wattgrupo4

Uma resposta para “Questões de Vestibular

  • alessandra

    Gente, adorei esse post!!!! Queria compartilha-lo no face, mas não tem o ícone 😦 Como faço. Beijos e parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: