Filme O Leopardo

O filme O Leopardo retrata a história de Dom Fabrizio Salina, príncipe da Sicília, que era dominada pelos Bourbons, e testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia durante a Unificação Italiana. Don Fabrizio começa a perceber que as ações de Garibaldi iriam alterar a estrutura de poder dominante na Sicília e na aristocracia local.
A Itália viveu umas das épocas mais conturbadas de sua história, conhecida por Risorgimento. Neste período é situado o começo da unificação do país, até ali formado por inúmeros reinos, que iam desde o norte desenvolvido até o sul agrário e economicamente atrasado.
Quando acontece o desembarque de cerca de mil voluntários garibaldinos na Sicília, que lutam pelo fim da aristocracia e da sociedade construída à base de bens e privilégios, a ameaça se torna clara, Tancredi, sobrinho do príncipe, sussurra para ele a fórmula mágica: “se quisermos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”. Assim, ele também participa da luta pela unificação da Itália, garantindo a continuidade da influência da família no poder e ao mesmo tempo a sua própria sobrevivência social, se casando com a filha do latifundiário local (o que ocorria muito na época).
O filme é uma adaptação do romance de mesmo nome, de autoria de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, deixa claro o período da Unificação Italiana. Vale apena conferir!

(o resto do filme pode ser assistido diretamente no Youtube)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: