Paz: uma conquista impossível?

Em busca da paz

É importante lembrar que , hoje em dia, os conflitos são bem mais banais e a guerra esta dissolvida pelo mundo, em cada região, cidade e até mesmo bairros. A violência faz parte do cotidiano da geração atual, principalmente por ser patriocinada pelo mundo bélico que movimenta grande parte da econômia mundial.

Talvez Bob Marley estivesse certo ao dizer que ” parece que a paz só vai chegar quando o homem destruir todo o planeta e não sobrar um pedacinho sequer que valerá a pena guerrear”, e se for verdade, quantos mortos serão até lá? É cruel essa realidade que afasta a paz, e a torna cada vez mais idealizada.

– Beatriz Bittencourt

Conquistando a Paz pela Guerra 

Outra grande causa das constantes guerras que acontecem no mundo são as armas nucleares, que estão sendo usadas justamente para a destruição, totalmente oposto a idéia de usar a guerra para conseguir a paz.

– Daniel Cunha

Paz, um ideal inatingível

“Façamos a guerra para poder viver em paz”. Essa citação foi elaborada por Aristóteles, filósofo grego bastante reconhecido pela sua maneira de pensar. A partir da frase mencionada, pode-se entender que guerra e paz estão diretamente ligadas, apesar de terem significados contrários.

Embora pareça que Aristóteles esteja enaltecendo a guerra, ele simplesmente afirma que as experiências devem se vividas para que se possa emitir uma opinião própria. Os homens buscam e idealizam a paz, mas só saberão o seu verdadeiro significado se antes presenciarem uma situação contrária a ela.

– Isabela de Freitas

Juntos pela paz

“Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberás que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa”. Essa frase dita por Erasmo de Roterdam representou e representa até hoje o pensamento de milhares de pessoas que sofrem ao ver o caos das guerras e a ausência de paz no mundo inteiro.

Durante toda sua história, o homem tem lutado pela preservação de seus interesses, mesmo que isso custe vidas ou a desarmonia entre os diversos povos habitantes desse fantástico planeta, mesmo que custe uma das coisas mais almejadas do munda, a paz. A verdade é que Numa época em que se fala tanto em violência, em que a sociedade sente crescer cada vez mais a criminalidade e que os governos sentem-se menos potentes em vencer a escalada dos bandidos, a conquista da paz torna-se cada vez mais um sonho distante.

– Juliana Camargo

Em busca da paz

A maioria das pessoas olha e considera paz como um momento entre duas guerras, uma ausência de violência. É uma definição negativa. A violência é a referência e a ausência de violência é paz. A humanindade geralmente está em guerra e uns poucos momentos de descanso, é que ocorre a paz.

– Lucca Gherardini

Um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém

É possível encontrar milhares de desculpas que tentem justificar a violência gerada, desde a mais fútil briga que resulta em um tapa na cara, até a maior das guerras, que acaba com milhares de pessoas mortas e outras milhares machucadas física e emocionalmente. As razões propostas são bem variadas: podem ser por questão religiosa, afetiva, política e até física. Porém, quando se tratando de uma guerra, e é feita a pergunta: todas essas mortes, de crianças, idosos, mulheres grávidas, e das vítimas em geral, foram necessárias, são justificáveis? A única resposta obtida é “Não, mas…”. Não adianta tentarem achar uma razão que justifique essas perdas, simplesmente não existe. São vidas, que foram tiradas, injustamente.

– Nathalie Sales

A busca pela paz

O princípio de não-violência defendido por Mahatma Gandhi, enquanto vivo, se encaixa perfeitamente nos parâmetros atuais, onde a busca pela paz é cada vez mais almejada. Entretanto Aristóteles já dizia “Façamos a guerra para poder viver em paz”, em outras palavras, mo bem só é conhecido quando se conhece também o mal. As pessoas só se tornam mais unidas, compreensivas, quando algo ou alguém está passando por dificuldades, e isso pode ser percebido em qualquer lugar que se vá no mundo.

– Rafaela de Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: