Vulcão Puyehue entra em erupção no Chile

          O vulcão Puyehue entrou erupção neste sábado (04/06) no sul do Chile, o que levou o governo a ampliar a ordem de evacuação e ordenar a transferência de 3,5 mil moradores dos arredores da montanha.

          “Estamos com um episódio de atividade vulcânica importante. Temos uma coluna de fumaça superior a 10 km de altura. Inclusive há informações que já está chegando à Argentina”, declarou à imprensa o ministro do Interior chileno, Rodrigo Hinzpeter.O intendente da região de Los Rios, Juan Andrés Varas, disse à rádio Cooperativa que nas localidades próximas há um forte “cheiro de enxofre e cinzas” e que de alguns locais é possível ver uma “boca de fogo e uma coluna de fumaça”.

           Com 2.240 m de altura, o Puyehue fica na Cordilheira dos Andes e sua última erupção ocorreu em 1960, ano em que também foi registrado na região um terremoto de 9,5 graus Richter, o mais forte registrado até agora no mundo todo. Esse vulcão faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, que se estende ao longo de 15 km entre as regiões de Los Lagos e de Los Rios, cerca de 950 km ao sul da capital, em uma região de pouca densidade de população.

          Por causa das cinzas os voos que sairiam do Brasil para Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai) foram cancelados.

          No Uruguai mais de 90% dos voos foram cancelados no aeroporto internacional de Montevidéu, de onde diariamente partem e chegam, em média, 100 voos.”O aeroporto está inoperante, pelo temor de as cinzas afetarem os voos”, informou ao canal 10 Nelson Rosano, gerente de operações do Aeroporto de Carrasco, o principal do país.

          A Aerolíneas Argentinas suspendeu todas suas operações por causa do avanço das cinzas vulcânicas sobre Buenos Aires. Todos os voos da companhia foram suspensos.
 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: