Século XX

O século nomeado o Breve Século XX, que vão dês da eclosão da Primeira Guerra Mundial ao colapso da URSS. Sendo caracterizado pela guerras, disputas entre ideologias politicas, também de um grande crescimento econômico e transformações sociais tão profundas quanto irreversíveis.

Esse século foi dividido em três partes. A primeira uma Era de Catástrofes aonde se caracterizou as guerras, tanto a Primeira (1914-18) quanto a Segunda (1939-1945) Guerra Mundial, sendo 40 anos de catástrofes com revoluções globais que levaram a criação de um novo sistema de governo, o fascismo, que é contra o capitalismo. Esse novo modelo politico e econômico levou a uma crise econômica mundial dos países capitalistas. Ate mesmo os EUA, estavam perto do colapso (Crise de 1929). Mas a democracia só se salvo devido a aliança temporária entre o capitalismo e o comunismo, dois modelos políticos que ocupavam posições de antagonismo inconciliável. Isso acarretou a vitória comunista da União Soviética, instalada após a revolucao de Outubro ou Bolchevique (1917) e a Guerra Civil (1918-1922) com a criação da URSS, sobre o fascismo alemão de Adolf Hitler. Já que foi o desafio do fascismo que fez da URSS o instrumento indispensável para a derrota de Hitler. Com isso a URSS tinha uma economia que por um breve instante pareceu ser capaz de sobrepujar sistema econômico capitalista.

A Era de Ouro (1947-1973) que foi depois das catástrofes onde o comunismo crescia como adversário do capitalismo. Foi uma época de crescimento absurdo, que após a Segunda Guerra Mundial, os países capitalistas sairiam com uma transformação econômica, social e cultural com consequências fundamentais, profundas, irreversíveis em um curto período de tempo. Diante desse quadro podemos ver que existe uma disputa entre o capitalismo (EUA) e o socialismo (URSS), essa disputa é a Guerra Fria. Que tem como consequência, maior do que apenas essa disputa, a aceleração da modernização de países agrários atrasados. Essa “guerra” levou com o passar dos anos ao declínio do socialismo, embora muitos acreditavam que o socialismo poderia ultrapassar o modo de produção capitalista. A principal consequência dessa era foi a criação de uma economia mundial única e operanda sobre as fronteiras dos Estados.

O colapso do socialismo teve consequências enormes para todo o mundo, colapso que ocorreu durante a Década da Crise, que levou a uma crise global, já que a economias estão entrelaçadas agora. Acreditava-se que o problema era devido ao Grande Salto da economia mundial durante a Era de Ouro, que agora chegava a uma desaceleração da economia. Porem os problemas não eram resolvidos e nem o capitalismo e nem o socialismo encontravam soluções, mas o socialismo esta pior e ia rumo ao colapso. Tendo o fim do Breve Século XX.

As consequências dessa resseção deixaram cada vez mais evidente a crise mundial econômica e politica, que prejudicava as relações internacionais, criticava o modelo politico dos países capitalistas e apareciam movimentos separatistas. E além da crise econômica também havia a crise social e moral, que procurava uma sociedade mais igualitária, mas não necessariamente o comunismo.

Quando comparamos o começo com o fim do século XX percebemos o quanto a sociedade mudou. As principais mudanças foram no campo politico e econômico. Onde o mundo deixou de ser eurocêntrico e passou a ter um novo eixo econômico, os EUA. Outra mudança muito significativa, que fez com que a economia passasse a ser mais globalizada, ou seja, uma unidade operacional única que deu espaço as transnacionais. Um das mudanças que não foi nesse campo, foi a mudança nas relações sociais humanas, principalmente entre as gerações. Os indivíduos passaram a ser egocêntrico, pensando apenas na própria satisfação, ao que foi determinado pela teoria do capitalismo.

Portanto o Breve Século XX, teve um papel muito importante para o desenvolvimento do capitalismo. E Marx estava certo ao dizer que o capitalismo era uma força revolucionadora permanente e continua, que alterou os valores e relações sociais, econômicas e politicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: